Torne-se um doador

Torne-se um doador
Tone-se um doador e ajude nossas causas.

Contato

Rua Expedito Garcia, Nº 240, Campo Grande, Cariacica – ES

(27) 99654-7271

[email protected]

Ultimas Publicações

Sermões Expositivos em Tito – Que tipo de mulheres a igreja deve ter

Série de sermões expositivos sobre o livro de Tito. Sermão Nº 14 – Que tipo de mulheres a igreja deve ter. Referência: Tito 2:3. Pregação do Pastor Jairo Carvalho em 04/09/2019.

INTRODUÇÃO

Na instrução de abertura, é dada três vezes, para Tito ensinar adultos idosos – com a implicação óbvia de que os adultos idosos devem aprender as coisas que Tito lhes ensinaria.

Paulo estava dizendo: Você deve ensinar a eles o que está de acordo com a sã doutrina. Ensine os homens mais velhos … Ensine as mulheres mais velhas …

Em outras palavras, os idosos são ensináveis, totalmente capazes de aprender, de se alimentar das palavras da sã doutrina.

A palavra que Paulo usou aqui para sã é a palavra grega ‘hugias’, da qual deriva o termo português higiene. Esta é uma palavra que significa primariamente saudável ou produtora de saúde ou cura.

Esta é a palavra que Mateus usou quando disse que o homem aleijado que Jesus tocou ficou bom. Esta é a palavra que Jesus usou quando disse à mulher no evangelho de Marcos: Sua fé te curou.

Este é o mesmo termo usado por nosso Senhor quando ele disse no evangelho de Lucas: Não são os saudáveis ​​que precisam de um médico.

É primariamente uma palavra médica, então Paulo estava dizendo que as pessoas mais velhas deveriam permanecer espiritualmente saudáveis ​​pela ingestão regular da Palavra de Deus.

Li recentemente um relatório sobre livros de receitas na América. Quase 1000 deles são publicados a cada ano, muitos deles brilhantes, coloridos e muito caros.

Mas, ao mesmo tempo, cada vez menos pessoas estão cozinhando e um número crescente está comendo em restaurantes.

O repórter entrevistou uma senhora, gerente de portfólio em Nova York, que adquiriu 16 livros de culinária nos últimos quatro anos e que assina duas revistas de culinária. Mas a última vez que ela preparou uma refeição foi a há quatro anos “e”, disse ela, “não deu certo”.

Bem, existem mais traduções da Bíblia, material didático e livros devocionais agora do que nunca. A publicação cristã é um grande negócio no mundo.

Mas apesar de tudo isso, as pessoas estão lendo e estudando sua Bíblia cada vez menos. Tito queria mudar isso.

Ele queria transformar os idosos de Creta em novos aprendizes, levando-os a uma dieta de doutrina saudável. Nunca estamos velhos para estudar a Palavra de Deus.

Depois de orientar os homens mais velhos ele vai dar uma atenção muito especial nas mulheres mais velhas.

I.CONSELHO APOSTÓLICO ÀS MULHERES IDOSAS

Como a mulher alcançou, através do cristianismo, uma posição de igualdade ao lado do homem, era necessário lembrá-la de que sua nova posição envolvia sérias responsabilidades e perigos.

Asmulheres sofrem os perigos de tentações peculiares de acordo com a idade. As mais velhas são tentadas a buscar a excitação das estimulantes conversas caluniosas e maldizentes. Os pecados da língua são mais comuns nas mulheres mais velhas.

Já as mais jovens são tentadas aserem impulsivas; instáveis em seus sentimentos e de serem seduzidas facilmente a uma vida de impureza, atraída pela moda do mundo, e por uma inconsistência na conduta.

As mulheres têm deveres peculiares à sua idade. Os mais jovens têm deveres de obediência; os de meia-idade têm os cuidados da vida doméstica; as mais velhas a tarefa principal de instruir as mais jovens.

Vida doméstica é algo puramente religioso. A fé começa em casa. A verdadeira religião é o fundamento da felicidade no lar.

A verdadeira religião é o segredo da prosperidade doméstica.Somente a verdadeira religião em casa pode garantir a estima e o respeito daqueles que não conhecem a Deus.

  1. Elas devem formatar o evangelho.

O verso inicia dizendo:As mulheres mais velhas. Gr “Presbutis”.

O evangelho revelou o elevado destino da mulher, e não é de surpreender que o apostolo Paulo ordena a Tito que exija das mulheres mais velhas, assim como exigiu os homens mais velhos.

O grego “Presbutis” significa uma mulher idosa, uma mulher adulta avançada em anos e no NT refere-se à idade e não ao cargo. Paulo não especifica a idade que uma mulher teria que ter para se qualificar como mais velha .

Porém, a gravidez termina tipicamente aos 40 anos e, consequentemente, a criação termina aos 60. Portanto, parece razoável considerar as mulheres mais velhas como se referindo às mulheres com pelo menos 60 anos de idade.

Essa é a idade que Paulo menciona em sua primeira carta a Timóteo em relação às viúvas que se qualificaram para serem incluídas na lista para receber apoio financeiro da igreja (1Ti 5: 9).

Nos tempos do NT, as mulheres mais velhas serviam à igreja de várias maneiras. Como Paulo menciona mais adiante nesta passagem, uma função essencial das mulheres idosasera ensinar e incentivar as mulheres mais jovens nas coisas do Senhor.

Elas também ministravam entre si e como mulheres na igreja de qualquer idade, solteiras, casadas ou viúvas. Elas visitaram os doentes e os presos.

Elas ofereciam hospitalidade aos viajantes cristãos, especialmente aqueles que atuavam em alguma forma de ministério.

Nas cidades que eram fortemente pagãs, as mulheres cristãs passavam pelas ruas e mercados procurando recém-nascidos abandonados que eram indesejados e que foram deixados para morrer pelos pais.

Como o aborto era perigoso e caro, e os dispositivos de controle da natalidade não existiam, um bebê indesejado era simplesmente abandonado ao nascer.

Alguns bebês do sexo masculino eram criados para serem escravos ou gladiadores, e algumas meninas eram treinadas para a prostituição. As mulheres cristãs que resgatavam esses bebês os davam às famílias da igreja para adoção.

As mulheres mais velhas eram frequentemente objetos de ridículo nas comédias e eram especialmente ridicularizadas por causa das fofocas e conversas tolas comuns as mulheres dessa idade.

  1. Elas devem ser um recurso divino na igreja.

Lendo 1 Timóteo capítulo 5, vemos que as mulheres mais velhas que se tornam viúvas são destacadas.

E essas mulheres, diz ele no versículo 9, que têm sessenta anos ou mais, mulheres solteiras, castas, fiéis, esposas puras que tinham uma boa reputação “por boas obras”, que “criaram filhos”.

Que “Mostrou hospitalidade com estranhos” e “lavou os pés dos santos” e “ajudou os aflitos” e “se dedicou a todo bom trabalho” –são essas mulheres de que você Timóteo precisa para cuidar.

Agora, se eles têm uma família, deixe a família cuidar delas.  Se elas não têm ninguém para cuidar deles, ele diz no mesmo capítulo, e a única esperança deles está em Deus, então você cuida delas.

Esse tipo de mulher é digna de seu cuidado.  Traga-as para a igreja, coloque-as na lista de viúvas cuidadas. Elas são preciosas.

Mulheres pecadoras que não foram fiéis; e não eram fiéis a seus maridos e não criaram filhos adequadamente e não mostraram hospitalidade com estranhos e não eram conhecidas por suas boas obras, então essas não devem ser colocadas na lista de cuidado da igreja.

Isso pode parece falta de amor para esta geração hipócrita que vivemos. Essas mulheres rejeitaram toda a exortação da Palavra de Deus, enquanto mais novas.

Elas nunca mostraram verdadeira conversão, pela forma como elas conduziram seus lares quando mais novas.

E quem vive desprezando a graça de Deus dificilmente irá encontrar arrependimento sincero, nem mesmo na velhice.

O Espirito Santo, está exaltando aquelas mulheres que são piedosas. São este tipo de mulheres que dever ser mantidos no rol de membro da igreja para serem modelos para as mulheres mais jovens.

  1. Elas devem ser reverentes no viver.

O Espirito Santo ordena então por meio de Paulo que as mulheres crentes devem ser “reverentes na sua maneira de viver” (v.3a).

Como Jeronimo disse: “Seu andar e movimento, seu semblante, sua fala e seu silêncio devem exibir uma dignidade de um sagrado decoro”.

A palavra reverente “hieroprepes” (jεροπρεπεῖς)é uma combinação de “hieron” que significa sagrado, santo, consagrado a Deus, era usada para se referir ao templo do NT.

E o sufixo “prepo” significa “ser adequado”, “aparentemente adequado”, “correto”

Hieroprepeis é uma mulher venerável, respeitável por meio do caráter e idade; digna de reverencia; consagrada a Deus.

Hieroprepeis tem um significado fundamental de ser “semelhante a um padre (pai)” e isto se refere àquilo que é apropriado à santidade.

Essas mulheres deveriam ser como pessoas envolvidas em deveres sagrados, como as empregadas no serviço sagrado.

Devem levar à vida cotidiana o comportamento exigido pelos sacerdotes no templo. As mulheres mais velhas devem ser exemplos piedosos de santidade.

A profetisa Anna ilustra essa virtude porque, embora fosse viúva eaos oitenta e quatro anos … ela nunca saiu do templo. Lucas diz que ficou viúva muito nova, mas não se casou, e viveu consagrada totalmente a Deus.

Por ter vivido tão fielmente no Senhor, o Espírito Santo permitiu que ela reconhecesse imediatamente o menino Jesus.

A Hieroprepeistransmitir o belo pensamento de que existe uma consagração, uma “eminência” e santidade sacerdotal, que não só é possível mas deve ser normal, na vida da mulher.

Jeronimo (Sec IV) comentando esse texto diz que a mulher idosa deve ter em sua aparência, e na forma de agir algo melhor do que as vestes do padre ou a auréola do santo.

Isso embora pareçaarcaico é muito apropriado e pertinente. Pois tanto a moda dos tempos apostólicos e a atual; exploram exageradamente a sensualidade da mulher, despertando um espirito de lasciva nos homens.

  1. Elas devem ter um comportamento santo.

hieroprepeis en katastemati: (καταστήματι) (katastema do verbo = kathistemi) significa comportamento que inclui uma ligeira referência ao vestuário, que seria a melhor interpretação.

Essas mulheres mais velhas deviam vestir-se, andar e agir de maneira geral, de acordo com o que o chamado sagrado exige e não deveriam ser como o mundo, mas como a igreja, decente por fora e adornada com santidade por dentro.

Em seu livro intitulado O Peso da Glória, CS Lewis conta a história de uma mulher idosa que encontrou um inimigo a caminho da igreja.

Quando seu oponente começou a falar mal dela e a abusar verbalmente, a velha respondeu: “Não é uma pena você estar falando covardemente comigo assim, pois neste estado de graça, em que eu estou não posso te responder? Mas tome cuidado, eu não estarei nesse estado de graça por muito tempo!

Aparentemente a idade e crescimento na graça devem coincidir. Quanto mais velhos envelhecemos, mais espiritualmente maduros devemos nos tornar.

No entanto, esse nem sempre é o caso. Assim como existem algumas tentações especialmente comuns aos jovens, a idade traz consigo seu próprio conjunto de provações.

Esse tipo de comportamento é exigido por Paulo, por são mulheres que “se enfeitam com roupas adequadas, modesta e discretamente, não com cabelos trançados e ouro ou pérolas ou ornamentos caros

Elas são humildes e mansas. Elas estão vestidas adequadamente para chamar a atenção do Senhor e não para si mesmos. Eles não empilharam uma fortuna de joias no cabelo para chamar a atenção para si mesmos.

São mulheres que escolhem boas obras como convém às “mulheres que reivindicam a piedade” com submissão e não exercem autoridade sobre seus maridos. São mulheres que, cuidam de seus filhos e maridos.

Em 1 Timóteo 2: 9, 10; são mulheres que “recebem instruções em silêncio” removeram o estigma de seus pecados e continuaram na fé, no amor e na pureza, com autodomínio.

Esse é o tipo de comportamento que Deus deseja – modéstia e discrição, virtude, submissão ao marido, piedade, criar filhos de maneira piedosa, ajudar estranhos.

A ação externa da santidade depende de uma condição interna da santidade.

E assim Paulo diz a Tito: “Você deve dizer às mulheres mais velhas que sejam santas, que sejam como sacerdotes que entram na própria presença de Deus”.

  1. Elas devem ter uma linguagem santa. Não caluniadora. Gr. διαβόλους (diabo, diabólico)

O apóstolo acrescenta um toque sombrio após essa sugestão de beleza sacerdotal santa.  Que as mulheres não tenham uma linguagem diabólica. Literalmente: diabo ou caluniador.

Esta palavra grega diabolos, aparece trinta e quatro vezes no Novo Testamento, e é um nome que a Escritura dá para Satanás.

As calunias são falsas acusações ( diabolôs: “dia” = “através de” + “ballo” = lance) e, portanto, imagens o que o diabo faz – jogar entre.

Por exemplo, ele “jogou” mentiras para Eva e criou uma separação entre Deus e o homem, que por sua vez resultou quase imediatamente em uma divisão entre Adão e Eva.

O “plano de jogo” do diabo é causar estragos nos relacionamentos “jogando entre” e este é exatamente o efeito de “fofocas maliciosas”!

Nada é mais parecido com Satanás do que calúnia. Os seres humanos tendem a pecar e a reagir violentamente fisicamente.

Os homens provam ser violentos em sua força física e em suas ações, mas as mulheres tendem a ser violentas em suas palavras e comentários.

Satanás é um caluniador malicioso, caluniando noite e dia.  Não seja como Satanás.

As mulheres mais velhas podem ser na ilha de Creta, como em outros lugares, elas têm muito tempo ocioso, e fazem poucas coisas para ocuparem o seu tempo, então elas gostam de falar demais.

E normalmente essa conversa se torna fofoca, crítica, descoberta de falhas, difamação. Paulo diz que esse é o trabalho do diabo.

As mulheres mais velhas não devem desabafar sua depravação através da fala.  Eles deveriam ser qualquer coisa, menos uma “fofoqueira maliciosa”.

As mulheres sábias que Paulo está descrevendo; se recusaram a ouvir, muito menos a propagar, caluniar ou contar histórias humilhante sobre os outros.

Assim como os homens estão mais inclinados a abusar fisicamente de outras pessoas, as mulheres estão mais inclinadas a abusar de outras pessoas verbalmente.

Uma pesquisadora norte americana Sybella Artz descobriu que, como as meninas são mais habilidosas verbalmente do que os meninos, sua agressão é frequentemente exibida através de fofocas maliciosas.

Ela diz que as meninas jovens “começam a assassinar personagens criando rumores e fofocas” (Wiley Hall, Boston.com, 26/04/04).

Spurgeon comenta que mulheres mais velhas…são tentados a espalhar relatos difamatórios contra as pessoas: tendo pouco coisa que fazer na velhice, tendem a ocupar essa ociosidade com conversar maledicente sobre outros…”.

E isto acontece em maior escala, depois que o telefone foi inventado e o avanço da tecnologia da computação. O grande problema da tecnologia é que ela cria e influencia o COMPORTAMENTO, ela não é neutra.

Uma mulher mais velha pode se deixar ficar VICIADA por novelas e notícias fúteis, ou programas de entretenimentos.

Destruindo um tempo que belamente uma cristã idosa pode, por seu exemplo gentil, ser professora de coisas boas!

Creio que não há visão mais encantadora debaixo do céu do que a de uma senhora cristã idosa, cujas palavras e cuja vida inteira são tais que embeleza o evangelho de Cristo.

  1. Elas devem ser temperantes. Sóbrias: não escravizada pelo vinho. “mede oinoi polloi dedoulomenas”.

Escravizado (douloo) significa escravizar ou tornar um escravo e, no tempo perfeito, enfatiza o estado completo ou a condição permanente de ser (voz passiva = ação exercida sobre eles a partir de fora, neste caso “vinho”ser o agente escravizador)

Pessoas mantidas e controladas pelo uso do álcool. A ociosidade da terceira idade, pode se tornar uma armadilha para o uso do álcool.

Pior ainda, um crente mais velho que se torna viciado traz desonra ao nome do Senhor, mancha a reputação da igreja e, mais frequentemente, leva outros a seguir seus.

A mulher mais velha tem que ter AUTODOMÍNIO, SÓBRIA, que controla todo os seus instintos.

É comprovado pela experiência que a recuperação de uma mulher bêbada é quase impossível. Então aqui elas são advertidas pelo Espírito de Deus.

Essas advertências contra conversas maliciosas e o vício em vinho refletem o estereótipo popular de uma mulher idosa ímpia. Uma pessoa cheia de álcool fala demais.

John MacArtur comentando esse texto diz que naquele tempo havia o habito[1] de tomar o vinho, misturado com água, para tirar o teor alcoólico 3×1; ou era reduzido a uma pasta sem fermentação e depois misturava agua para ser bebido.

Mas havia o perigo de ficar embriagado, se reduzisse a proporção de água, ou beber sem agua.

A embriaguez entre as mulheres era especialmente abominável na tradição romana e grega e especialmente entre os judeus.

  1. Elas devem se professoras de boas obras. Mestre do bem. Ensinar o que é bom : kalodidaskalous

Ensinar o que é bom ( 2567 ) é a única palavra grega composta kalodidaskalos derivada de kalos que se refere àquilo que é inerentemente excelente ou intrinsecamente bom e que fornece benefícios especiais ou superiores.

O segundo componente do kalodidaskalos é didaskalos (de didasko = didático), que significa ensinar de maneira a moldar a vontade daquele que está sendo ensinado pelo conteúdo do que é ensinado.

E se refere a um instrutor, mestre ou professor . Esta mulher mais velha é, pelo exemplo e pela instrução, uma professora de coisas boas, belas e benéficas, que era uma missão extremamente necessária na época e em nossos dias.

As mulheres mais velhas devem ser exemplos de piedade, treinando as mulheres mais jovens.

emo o que acontecerá na igreja no futuro se nossas mulheres piedosas hoje não ensinarem a próxima geração, porque eles não têm famílias normais para criar qualquer tipo de senso sobre o que é uma família.

Ela deve ensinar “o que é bom”, kalodidaskalos – uma palavra – “ensinar o bem”.  O que é certo e o que é bom é “incentiva

Ela deve ensinar “o que é bom”, kalodidaskalos – “ensinar o bem”.  O que é certo e o que é bom é “incentivar as moças a amarem seus maridos, amarem seus filhos, serem sensatas, puras, trabalhadoras em casa.Etc.

Esse é o papel principal delas: criar uma geração piedosa de mulheres jovens. Desafio das mulheres mais velhas de nossa igreja é fazer isso. A vida das mais jovens dependem crucialmente de vocês.

E você as tem. Elas podem ser suas filhas. Elas podem ser suas noras. Elas podem ser suas netas. Elas podem ser amigos da sua filha. Elas podem ser suas sobrinhas.

Elas estão por perto. Elas podem ser aquelas que você conhece por causa de amizades, as filhas dos seus amigos.

Eles podem ser pessoas da família da igreja.  Eu não acho que elas estão pedindo aqui algum tipo de seminário formal.  Você tem que vir junto e ensiná-los a viver a vida, alimentá-las à piedade.

  1. O VIVER SANTO DAS MULHERES MAIS VELHAS.
  2. A santidade consiste em pequenos deveres.

Será que uma vida santa consistia em uma ou duas ações nobres. Alguns exemplos de atos heroicos de alguns poucos e então ficaríamos frustrados.

Mas uma vida santa é composta de pequenas coisas do momento, do agora, não das grandes coisas como a vida de da hora, e não as grandes da época, que preenchem uma vida como a de Paulo ou João, Brainerd, Wesley…

Evitar pequenos males, pequenos pecados, pequenas inconsistências, pequenas fraquezas, pequenas loucuras, pequenas indiscrições e imprudências.

Pequenas fraquezas, pequenas indulgências, pedacinhos de cobiça e penúria, pequenas exibições de mundanismo.

Pequenas indiferenças aos sentimentos ou desejos dos outros: evitar coisas pequenas como essas vai nos levar muito e veremos a beleza de uma vida santa.

Basta então dar atenção aos pequenos deveres do dia e do agora em relacionamentos públicos ou privados, nos relacionamentos familiares.

As pequenas palavras, e aparências e tons; pequenas abnegações, autocontrole e esquecimento: estes são os desenvolvimentos ativos da vida santa, os ricos e divinos mosaicos dos quais ela é composta.

O que torna sua colina verde tão bonita? Não é o pico notável e imponente, mas o gramado brilhante que cobre suas encostas, composto por inúmeras lâminas de gramas imperceptíveis a distância.

É das pequenas coisas que uma grande vida é feita; e aquele que não reconhecer a vida com essa grandeza, dificilmente encontrará algumprazer num caráter bíblico para admirar ou copiar em alguém perto.

Pequenas abnegações, autocontrole e perdão imediato: estes são os desenvolvimentos ativos da vida santa, os ricos e divinos mosaicos dos quais é composta.

  1. A floração das mulheres mais velhas.

UMA boa mulher nunca envelhece. Anos podem passar sobre sua cabeça, mas se a benevolência e a virtude habitam em seu coração, ela está tão alegre quanto quando a primavera da vida se abriu pela primeira vez.

Quando olhamos para uma boa mulher, nunca pensamos em sua idade; ela parece tão encantadora quanto quando a rosa da juventude floresceu.

Essa rosa ainda não desapareceu; isso nunca vai desaparecer. No seu bairro, ela é amiga e benfeitora. Na igreja é a ajudadora.

Quem não respeita e ama a mulher que passou seus dias em atos de bondade e misericórdia – que tem sido amiga do homem e de Deus – cuja vida inteira tem sido uma cena de bondade, amor e devoção à verdade?

Repetimos que essa mulher não pode envelhecer. Ela sempre será fresca e dinâmica em espírito e ativa em ações humildes de misericórdia e benevolência.

Se a jovem deseja reter a flor e a beleza da juventude, que ela não ceda à influência da moda e da loucura do mundo.

Deixe que ela ame a verdade e a virtude, e até o fim da vida ela conservará os sentimentos que agora fazem a vida parecer um jardim de doces, sempre frescos e sempre novos.

  1. A sabedoria da linguagem santa.

Precisamos aprender a santidade da linguagem e treinar nossa língua, para evitar acusações falsas

 

(a) Ocupe-se com a piedade.

Olhe para o seu próprio chamado e os deveres necessários dele, para que assim, seguindo o seu próprio arado, você não tenha tempo para se meter nos assuntos de outros homens: corpos ocupados e tagarelas se juntam ao apóstolo.

(b) cuidado com a inveja.

Cuidado com a inveja, que ainda choca e inventa o mal: o ditado é verdadeiro: “A malícia nunca falou bem”, mas é suspeita e depravará as melhores pessoas e práticas, e é um dos maiores inimigos da verdade, na qual A imagem de Deus consiste principalmente.

(c) Defenda a honra dos outros.

Aprenda a estimar o bom nome de seu irmão, a próxima coisa em sua vida, considerando a verdade daquele discurso bíblico, fale dos outros aquilo que você quer ouvir sobre você.

Faz pelos outros, o que deveriam fazer por você essa é a regra de ouro de toda equidade. Defenda o bom nome dos outros.

(d) Dê o direito de defesa aos outros.

Ao receber relatórios, considere as partes ausentes, na medida do possível procure interpretar bem os fatos na ótica do amor e do perdão na media em que possam ser bem interpretados.

Sempre aconselhe o repórter (o que traz a notícia), a olhar como Deus olha, e a reconsiderar a honra do irmão, mesmo que tenha errado. Nunca deveríamos divulgar uma historia difamatória.

(e) Cuidado com a interpretação dos fatos.

A Falsa acusação é sempre a má interpretação dos fatos. Frequentemente, os erros mais dolorosos são infligidos pelo meio sutis, encobertos, com insinuações malignas.

Metade de um relato, é sempre toda uma falsidade. Quem faz um relato falso (e normalmente é sempre falso); como se fosse verdadeiro, é o pior dos mentirosos.

Tal foi Doeg em seu testemunho contra os sacerdotes. Ele declarou os fatos no caso, mas deu a eles uma interpretação tão astuta que lhes deu o aspecto e a influência das mais flagrantes falsidades.

Por causa dos fatos que foram reinterpretados por Doeg foram mortos impiedosamente, uma centena de sacerdotes piedosos incluindo o sumo sacerdote, em um dos crimes mais bárbaros da Escritura.

Foi através do mesmo modo de procedimento que nosso Senhor foi condenado. Uma MÁ INTERPRETAÇÃO perversa foi dada às Suas palavras, de modo que o que foi falado em lealdade à verdade mais elevada foi transformado em traição digna de morte.

CONCLUSÃO:Vocês mulheres mais velhas, tem muito a oferecer.As mulheres idosas desempenham um papel muito importante na sociedade.

A sociedade de mulheres da igreja depende de vocês. Só vocês podem produzir uma geração piedosa de mulheres mais jovens; vocês são cruciais para a vida saudável da igreja.

[1]https://www.gty.org/library/sermons-library/56-13/gods-plan-for-older-men-and-older-women

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*