Torne-se um doador

Torne-se um doador
Tone-se um doador e ajude nossas causas.

Contato

Rua Expedito Garcia, Nº 240, Campo Grande, Cariacica – ES

(27) 99654-7271

[email protected]

Ultimas Publicações

Sermões Expositivos em Tito – Que tipo de homem a igreja deve ter

Série de sermões expositivos sobre o livro de Tito. Sermão Nº 13 – Que tipo de homem a igreja deve ter. Referência: Tito 2:2. Pregação do Pastor Jairo Carvalho em 28/08/2019.

INTRODUÇÃO

Quais os tipos de homens que nossa igreja deve ter? Onde estão os grandes homens? Onde eles podem ser encontrados?

Muitos de nós pensamos que aqueles que são bem-sucedidos e fez grandes conquistas são grandes homens, mas isso está longe da verdade.

Grandes homens, são aqueles moldados pelas verdades do Evangelho, são aqueles que vivem por princípios divinos e não por si mesmos.

O capitulo dois fala do caráter de uma igreja saudável que é expresso inicialmente na vida piedosa dos homens mais velhos.

Quero chamar sua atenção para os versos 2 de Tito capítulo 2, e deixe-me lê-lo: “Homens mais velhos devem ser moderados, dignos, sensatos, firmes na fé, no amor, na perseverança”.

Agora, obviamente, esta mensagem não será dirigida somente aos homens mais velhos, mas aos mais novos, que precisam se preparar para a velhice e as mulheres jovens, que precisam avaliar seu futuro cônjuge, quando envelhecer, e as casadas que precisam ajudar seus maridos a serem maduros no evangelho.

E eu acho que é um assunto muito apropriado, particularmente para o nosso tempo e lugar na história.  Eu vou te dar um fato que pode te surpreender, mas é verdade.

Comparado com as sociedades mais antiga da história do mundo.  Nunca houve uma sociedade com essa porcentagem de idosos. Conforto material, assistência médica e baixa taxa de natalidade levaram as sociedades desenvolvidas a uma população idosa. No Brasil, a maioria da população tem acima de 30 anos.

O envelhecimento é uma realidade natural. Muitas pessoas não querem envelhecer, e o único jeito de não envelhecer é morrer jovem.

Alguém disse que você sabe que está ficando velho, quando as velas começam a custar mais caro que o bolo.

Certa mulher escreveu em uma ocasião que ela se casou com um arqueólogo. E alguém perguntou: “Por que você se casaria com um arqueólogo?”, ao que ela respondeu: “Porque quanto mais eu envelheço, mais ele me apreciará”.

Mas há alguma realidade nisso, que talvez não seja tão engraçada.  Há uma certa tristeza nisso.  Estamos contentes de sabermos o que sabemos quando envelhecermos, mas gostaríamos de ainda está jovem para expressar essa experiencia da velhice.

As pessoas dizem: há se eu soubesse isso na juventude, não a teria desperdiçado.

Há aspectos negativos em envelhecer, isso é verdade. Nós nos tornamos criaturas de hábitos formidáveis ​​e inquebráveis.  E quanto mais nós os fazemos, mais difíceis eles são para lidar.

Às vezes, até mesmo nossos pecados que nos cercam tornam-se uma parte tão importante do tecido de nossas vidas que até mesmo o reconhecimento deles torna-se difícil.

Às vezes ficamos tão obstinados e teimosos, e às vezes pensamos que sabemos mais do que sabemos, e às vezes pensamos que idade é igual a sabedoria, e isso não acontece. A idade deve trazer sabedoria, mas pode não ser a mesma coisa.

O livro de Eclesiastes diz: lembra-te do teu criador nos dias da tua mocidade antes que venham os dias maus, e você dirá não tenho prazer nenhum neles.

Bem, a implicação disso é que quanto mais você envelhece, mais a vida maligna se torna, mais insatisfatória, mais incompleta, mais desiludido você se torna.  Ele os chama nos anos em que você dirá: “Não tenho prazer neles”.

Entregue sua vida a Deus e desfrute de Deus e faça de Deus o centro de tudo enquanto você é jovem, para que isto torne sua velhice em algo extraordinário.

  1. PORQUE OS HOMENS MAIS VELHOS SÃO IMPORTANTES?

Para um cristão fiel, a velhice será recompensada com um nível de maturidade espiritual, que não se pode ser alcançada em nenhuma outra etapa da vida.

Isso nos coloca em uma situação em que acumulamos experiência espiritual, o que nos torna verdadeiramente ricos.

  1. São cruciais para a vida saudável da igreja.

A velhice permite-nos ser líderes, mentores, modelos, discipuladores e os exemplos para os jovens.

Isso nos permite filtrar a vida e manter o que achamos ser realmente valioso e se torna o momento mais valioso da vida.

É realmente muito importante para a saúde de uma igreja local, ter pessoas mais velhas que são piedosas.

Paulo está mostrando ao Pastor que ele deve começar o ensino do evangelho com os mais velhos porque isto é crucial para a vida saudável da igreja.

Existem muitas igrejas hoje em nosso país, e eu suponho que em outros lugares do mundo, cheios de jovens.  Eu realmente não gostaria de fazer parte de uma dessas igrejas.

Pois esse ambiente é muito hostil a pregação e o ensino. Pois é necessário que haja pessoas, mas velhas, que possam mostrar aos jovens aonde este tipo de movimento vai levá-los.

Pois os mais velhos já frequentarão esses movimentos e podem avaliar que eles não são benéficos, mesmo que sejam atrativos e modernos.

Os mais velhos podem ajudar os mais jovens a avaliar o momento com sabedoria e discernimento.

Paulo está dizendo a Tito que você precisa das cabeças graciosas, você precisa dos idosos e dos sábios para instruir os jovens, para mostrar-lhes o caminho da justiça, para mostrar-lhes o caminho do bem, para mostrar-lhes as prioridades e valores apropriados.

Você precisa de algumas pessoas que possam apoiar a sua pregação, e que podem dizer: “Combati o bom combate; Eu mantive a fé”.

  1. Eles são uma fonte de riqueza

Portanto, o envelhecimento dos cristãos é uma bênção.  Eu acho que as igrejas hoje não entendem isso.

Eu já ouvi alguns comentários de pessoas que foram a certas igrejas e disseram: “Bem, nós realmente não podemos ajudar tal igreja pois eles são apenas um bando de pessoas idosas ”

Essa é uma visão terrível e terrível da superficialidade do pensamento de algumas pessoas. São as pessoas idosas na congregação que fornecem sua força, sua estabilidade e sua sabedoria.

Os crentes mais velhos, caso estejam em grande número no futuro na igreja, vão tornar a igreja um lugar melhor, um lugar mais rico.

A maturidade da piedade será uma bênção para o corpo de Cristo.  O envelhecimento da brasileiros significa o envelhecimento da igreja; o envelhecimento da igreja poderia ser uma extraordinária bênção.

Certamente Deus nos disse para reverenciar aqueles que são mais velhos do que nós – aqueles que são os idosos, que andaram com Ele.

Muitos jovens pós-modernos estão defendendo ideias e teologias, que não viveram tempo bastante para provar que são verdadeiras.

Alguém mais velho que andou por muito tempo no caminho da justiça é um tesouro, um tesouro de sabedoria e um tesouro de experiência e um tesouro de entendimento.

É um cristão triunfante que lutou uma e outra vez e foi vitorioso; que experimentou tudo o que os jovens estão esperando para experimentar.

Levítico 19:32 diz: “Diante das cãs te levantarás, e honrarás a face do ancião; e temerás o teu Deus. Eu sou o Senhor”.

Jó 12:12, diz que “A sabedoria se acha entre os idosos? A vida longa traz entendimento? Deus deseja que os mais velhos sejam fonte de grande tesouro para enriquecer os mais jovens.

Aqueles que melhor podem declarar o caráter de Deus são aqueles que andaram com Ele por mais tempo.

As pessoas mais velhas, então, numa comunhão, tornam-se um tesouro, uma tremenda bênção.

Eles trazem experiência espiritual, força espiritual, resistência espiritual e sabedoria espiritual para todos nós.

E se nos próximos anos a igreja tiver abundância dessas pessoas, que fonte de bênção.  Mas somente se eles andarem no caminho da justiça.

  1. Eles são o molde da doutrina.

É por isso que a instrução de Tito, versículos 2 e 3 no capítulo 2, é muito, mais muito importante.

Não há valor em ser velho se você não for piedoso.  Não há valor em ser velho se você não é um MODELO ou um EXEMPLO.

E assim o apóstolo Paulo estabelece algumas características muito específicas que devem ser manifestadas nas pessoas mais velhas da congregação.

Agora, a propósito, ele vai trabalhar para baixo.  Vamos chegar às mulheres mais jovens e aos homens mais jovens à medida que avançamos neste capítulo sobre o caráter de uma igreja saudável.

Mas começamos aqui no topo, por assim dizer. No capítulo 1, você se lembra, ele se dirigiu à liderança.

E aqui no capítulo 2 ele está se dirigindo ao povo. O capítulo 1 enfocou a qualidade e o caráter dos pastores e agora das pessoas.

E ele nos dá, três motivos no capítulo 2 para um caráter governado pelo evangelho.

No versículo 5: “Para que a palavra de Deus não seja desonrada”.

Versículo 8: “Para que o diabo seja envergonhado, não tendo nada de ruim a dizer sobre nós “.

E no versículo 10, ” Para que eles possam adornar a doutrina de Deus nosso Salvador em todos os aspectos”

Por uma questão de exaltação da Palavra, por uma questão de silenciar os críticos, e para demonstrar o poder salvador de Deus, é assim que nós devemos viver.

Estes princípios não são opcionais, não são negociáveis, são necessários para os santos mais velhos.

Se a igreja tiver um impacto poderoso no mundo, se a igreja tiver que cumprir sua missão e mandato evangelísticos, então os mais velhos devem ser assim para demonstrar o poder salvador de Deus – o poder de Sua Palavra – e silenciar os críticos.

  1. Eles são a formatação final do caráter cristão.

Então, o que vamos dizer aqui é obrigatório para aqueles que são santos mais velhos.

Paulo diz no Versículo 2: “Os homens mais velhos devem ser temperados, dignos, sensatos, sadios na fé, no amor, na perseverança”.

Agora “homens mais velhos” é uma palavra interessante, presbuts. É uma palavra que significa apenas isso, “homens mais velhos”.

Paulo a usa em Filemon, versículo 9, quando se refere a si mesmo como “Paulo, o idoso”. Ele tinha aproximadamente 60 anos.

Existem algumas fontes antigas, como Philo e Hipócrates, que usam o termo para se referir a pessoas com mais de cinquenta anos.  Então Paulo está falando de homens acima dos 50 anos.

O povo de Deus sempre foi dirigido pelos homens mais velhos, como aparece no Antigo e no Novo, onde os Presbíteros; ou os Anciãos estão governando todas as questões importantes e doutrinarias.

No período pós-apostólico só se consagrava alguém como presbítero acima de 50 anos, por causa da maturidade e da sabedoria.

Esses homens aqui são chamados a serem espiritualmente responsáveis ​​para demonstrar caráter piedoso.  Isto é muito importante.

De fato, é tão importante na igreja que, se eles não fizerem isso, sejam repreendidos.  Esta repreensão deveria ser respeitosa, como a um pai (1 Tm 5,1).

A consideração geral pelas pessoas em seus últimos anos é de grande preocupação para Deus, acredite em mim – muito preocupado é Deus a respeito disso.

Como você trata seu pai é uma questão para Deus até discutir nos mandamentos, os Dez Mandamentos.

De fato, a pena de morte era necessária por desrespeito, por bater, agredir seu pai ou mãe, ou amaldiçoar seu pai ou mãe segundo Êxodo capítulo 21, versículos 15 e 17.

Aqueles que são mais velhos devem ser tratados com bondade e amor. e honra e respeito.

Então, quando você confronta um homem mais velho por causa de seu pecado, você faz isso graciosamente.  Você vem junto e atrai-o com o respeito que você daria a um pai.

Agora, Paulo está dizendo a Tito: “Você deve confrontar os homens mais velhos em sua congregação e você deve chamá-los para este nível de vida espiritual, ou então” – a implicação é – “eles devem ser tão confrontados”.

Por um lado, nós respeitamos a geração mais velha, por outro lado, os responsabilizamos por seu comportamento, pois são responsáveis ​​pela maturidade e piedade.

Os patriarcas devem ser respeitados, mas devem ser santos também.  E quando os homens mais velhos em uma igreja forem homens santos e piedosos, eles se tornarão os mentores e modelos para um nível de piedade que permeia toda a congregação – incluindo as mulheres e os homens mais jovens.

Todo homem mais velho deve estabelecer como seu objetivo chegar aos últimos anos de sua vida e poder dizer com Paulo: “Combati o bom combate, terminei o curso,

Que possam dizer “Eu quero que você seja um seguidor de mim como eu sou de Cristo”. Todo homem mais velho deveria poder dizer ao homem mais jovem: “Deixe-me mostrar-lhe como viver a vida”, eu “guardei a fé “( 2 Timóteo 4: 7 ).

  1. COMO HOMENS MAIS VELHOS DEVEM VIVER.

1.Eles devem ser temperantes no caráter.

Paulo sugere, em primeiro lugar, três características: “temperada”, “ digna” e “sensata”. Eles têm muito a oferecer.

Vamos pegar a primeira, “temperado”; “sóbrio”, “controlado”, “moderado”, ‘’autocontrole”, “autodisciplina”, “alerta”, “vigilante”. “lucido”.

A palavra aqui significa literalmente “não bêbado”.  Mas metaforicamente significa “moderado, não indulgente, não extravagante”.

O homem mais velho é um homem que, que não é em excesso, geralmente é uma pessoa moderada.  Ele aprendeu o alto custo da vida auto-indulgente.

Alguém disse bem que nunca devemos esperar governar os outros até que tenhamos aprendido a governar a nós mesmos!

O temperado homem mais velho é capaz de discernir mais claramente quais coisas são da maior importância e valor.

Ele usa seu tempo, seu dinheiro e sua energia com mais cuidado e seletividade do que quando era mais jovem e menos maduro.

Suas prioridades estão na ordem correta e ele está satisfeito com menos coisas e mais simples.

Ele aprendeu o alto custo de preencher todos os seus prazeres, satisfazendo todos os seus caprichos, perseguindo todos os seus sonhos.

E agora ele é filtrado por tudo isso, e ele deixou muitas coisas ao longo do caminho descartadas.

Quando ele era jovem, era uma questão de acumulação.  E quando ele acumulou, ele começou a descobriu que não tinha valor algum.

Quando jovem, ele desperdiçou energia em muitas coisas; como um homem mais velho, ele pode olhar para trás e ver onde essa energia foi desperdiçada em muitos casos.

Quando jovem, ele sonhou mil sonhos e queria realizar mil coisas e olha para trás e vê que poucas são realmente importantes e que tinham valor eterno.

Como homem mais velho, ele teve uma infinidade de experiências, uma após a outra, dia após dia, mês após mês, ano após ano, e a vida foi moderada por essas experiências.

Ele descobriu que o que ele achava que queria que lhe desse satisfação nunca o fez.

E todas as posses e todo o acúmulo e toda a reputação e toda a conquista e todos os elogios foram de alguma forma colocados de lado no caminho da vida e descartados porque não tinham valor real.

Ele se tornou “sóbrio de espírito”. Ele chegou a um sistema de valores correto.

Em outras palavras, ele tem suas prioridades corrigidas agora. Ele sabe quais experiências foram valiosas, e em muitos casos, elas eram as que ele temia”de mente sóbria”.

Mais agora ele sabe quais lhes renderam melhores frutos. Todas essas escolhas fizeram dele o homem que ele é.

Em muitos casos, o que ele não queria era o que era mais valioso, e o que ele perseguia com todas as suas forças não tinha valor algum.  Ele sabe disso agora. Ele filtrou a vida.

E muito frequentemente quando os homens chegam a esta idade na vida, embora precisam crescer em alguma área, mas se eles são piedosos e têm trilhado o caminho da justiça, eles realmente filtraram através de quase tudo.

E eles devem ser encontrados sendo reduzidos, a uma vida mais simples, simples e simples, porque agora sabem quais as coisas têm valor real.

Eles agora sabem o que as pessoas têm valor real, quais relacionamentos têm valor real, quais esforços têm valor real.  Isso é absolutamente crucial para eles orientarem uma geração mais jovem.

Onde há um conhecimento moderado, não indulgente, não extravagante, sóbrio e sóbrio das prioridades através de anos e anos de experiência, você tem a sabedoria que precisa ser passada adiante.

É como o pai que senta com seus filhinhos e diz: “Eu sei que você não entende o porquê. Você terá que confiar em mim para isso.

Você não pode fazer isso. Eu sei porque você não pode fazer isso. Você não entende o porquê. Eu estive lá. Eu vou te dizer o porquê.

E assim esses homens devem ser homens moderados.  Suas vidas foram reduzidas aos mínimos irredutíveis do que realmente importa. Homens assim são desesperadamente necessários a igreja moderna.

  1. Eles devem ser sérios em seu viver.

“semnos”, “sérios”, graves, ‘‘maduros’’“dignos de respeito”, “respeitáveis”; “reverenciáveis”.

Isso não significa que eles sejam pessoas chatas e sombrias. Significa apenas que eles não são frívolos. Eles não são irreverentes. Eles são sérios na vida.

Quero dizer, eles viveram o suficiente para ver que a vida é uma coisa séria. Eles estão acima do sentimento de imortalidade e invencibilidade que assola os jovens.

E eles viram muito e sentiram muito para ser trivial. Eles enterraram seus pais em muitos casos, na maioria dos casos. Eles enterraram suas irmãs e irmãos.

Eles ficaram nas salas de espera do hospital enquanto aqueles que amavam morriam. Eles assistiram uma criança se rebelar.

Eles viram uma criança nascida na igreja, que se afastou de tudo em que acreditavam. Eles viram uma criança morrer de leucemia.  Eles assistiram uma criança morrer de câncer.

Eles já viram tudo.  Eles sentiram tudo.  Eles carregaram o fardo de sua própria vida e família e os fardos de uma miríade de outras pessoas com quem compartilharam a vida.

Eles chegaram à realidade desiludida e ao fato de que o mundo não vai ficar melhor, e não poderiam melhorá-lo, e ninguém pode fazê-lo.

Eles viveram todos os pensamentos utópicos antecipados.  Eles viveram as esperançosas e FRUSTRANTES EUFORIAS UTÓPICAS da juventude que diziam: “Nós vamos consertar tudo”. “Nós vamos mudar o mundo”.

E eles estão do outro lado, e eles sabem com honestidade que a vida é do jeito que é porque o homem é o caminho ele toma, e ele não vai mudar sozinho.

As coisas não são tão engraçadas como talvez fossem quando ele era jovem porque a vida é muito séria.

Vejo alguns desses programas que são supostamente os programas mais engraçados da televisão e me vejo totalmente incapaz de rir de nada disso.

Não que eu não tenha senso de humor. E eu não acho nada disso engraçado porque tudo que eu vejo são as pessoas manifestando um estilo de vida sem Deus.  Viver sem Deus não é engraçado.Isso não é engraçado.  Isso é trágico.

Os homens cristãos maduros alcançaram um nível de dignidade onde são veneráveis e respeitáveis. Eles vêem a vida como ela realmente é.

E se riem, riem do que é risível, não do que é trágico.  E se eles sorriem eles sorriem porque há algo para sorrir, realmente sorrir. Eles não riem do que é trágico.

  1. Eles devem ser sensatos.

Eles devem ser “sensatos”, “prudentes”, “discretos”.

Isso significa que eles têm discrição e discernimento.  Isso vem pela idade. Eles experimentaram tudo.

Eles passaram por todas as experiências, e desenvolveram uma força de espírito e uma profundidade de experiência, um domínio da verdade e uma devoção ao que é certo, e aprenderam a controlar seus instintos e suas paixões.

E essa palavra “sensata” significa que eles têm as pontas soltas da vida amarradas – estão sob controle, têm discernimento, discrição.

Eles têm valores profundos. Eles têm Juízo de valor.Eles julgam bem todas as coisas. Eles pensam profundamente.

Essas qualidades, sendo temperadas, dignas e sensatas, substituem as qualidades da juventude.

Você sabe o que eles são?  Imprudência, impetuosidade, falta de pensamento correto e instabilidade.

  1. O QUE OS HOMENS MAIS VELHOS DEVEM SER.

Então, há mais três virtudes positivas que são todas resumidas na declaração final: “sãos na fé, no amor, na perseverança”. “Sãos” significa “saudável, sem fraqueza, sem doença, sem debilitação”. bem, atitudes inteiras nessas áreas.

  1. Devem ser saudáveis na fé.

Primeiro “na fé”; isso é maravilhoso.  Eles devem ser saudáveis ​​em fé.  Eles têm uma fé espiritual que é saudável, completa, sólida, sólida.

O que isso significa?  Isso significa que sua fé em Deus é inabalável.  Eles já viram o suficiente.  Eles já passaram o suficiente.  Os 50, 60, 70, 80 anos lhes mostraram Deus, e Deus é confiável, certo?

Eles não duvidam.  Eles não questionam a Deus.  Eles nunca perdem a confiança na boa intenção de Deus.  Eles nunca perdem a confiança no plano de Deus.

Eles nunca perdem a esperança de que a soberania de Deus se realize.  Eles nunca acusam Deus de desapontá-los.  Eles nunca duvidam da verdade das Escrituras.

Eles nunca questionam o poder do Espírito Santo.  Eles nunca questionam se o evangelho pode salvar. Eles sabem; eles viram isso.

Aqueles que viveram todos os anos e Deus se mostrou e se mostrou e se mostrou através de todas as vicissitudes, lutas e todas as dificuldades da vida.

Ele esteve lá, e ele provou a si mesmo, e agora é um homem velho e diz: “Eu creio em Deus”. E sua fé sustenta a igreja.  Ele é forte. Sua fé é corajosa porque uma vida de fé o ensinou a confiar em Deus.

Deus provou-se fiel durante os longos anos.  Em todos os hospitais, em todos os funerais, em todas as perdas e decepções da vida, Deus tem sido fiel.

Através de todos os pecados e tentações e as provações e os arrependimentos e as renovações.

Através de toda a exposição à verdade e à aplicação da Palavra, tem sido como Deus disse que seria, e Ele pode ser acreditado. E esse tipo de fé madura sustenta a igreja. Nos dá uma fé para imitar.

  1. Devem ser saudáveis no amor.

Ele tem um amor espiritual saudável.  Certamente ele tem esse amor para com Deus e para com os outros também.  Ele é um homem que ama.  Ele não é um homem amargo.

Essa é a coisa mais triste que existe no mundo é ver um velho amargo.  Aqui está um homem que ama.

Aqui está um homem que ama, suportando “os fardos uns dos outros, cumprindo assim a lei de Cristo”.Aqui está um homem que ama servir.

Aqui está um homem que aprendeu através dos anos o que deveria ser amado e o que não amar. Seu amor é definido em coisas que devem ser amadas. ( Gálatas 6: 2).

Aqui está um homem que ama sacrificialmente. Ele aprendeu a amar quando o amor não é correspondido.  Ele aprendeu a amar quando o amor é rejeitado.  Ele aprendeu a amar quando o amor nem é merecido.

Ele aprendeu a amar e a amar a perdoar e a amar a servir.  Ele aprendeu a amar com paciência e gentileza.

Seu amor não é ciumento.  Seu amor não se gaba.  Seu amor não é arrogante.  Não age de forma imprópria.  Não procura o seu próprio.  Não é provocado.

Não leva em conta um mal sofrido.  Nunca se alegra com o pecado de outra pessoa; alegra-se com a verdade.  O amor dele é tudo, suporta todas as coisas, e seu amor nunca falha.

Uma das tragédias da velhice é quando as pessoas se tornam desamáveis, amargas e egoístas.Este homem mais velho que a igreja precisa desesperadamente é saudável em seu amor.

Ele não ama de emoção; ele ama fora do princípio.  Ele ama porque está certo.  Ele ama com sua vontade, não seus sentimentos.

Parte do envelhecimento é que você não faz tudo pelos seus sentimentos.

  1. Devem ser saudáveis na perseverança.

Ele deve ser saudável na perseverança. Eles devem ser resistentes, constantes. Autodeterminados e firmes em suas escolhas.

Eles passaram por provações suficientes.  Eles sofreram o suficiente.  Eles sabem. Eles são usados por Deus como um modelo de paciência.

Elespassaram por tudo isso.  Ele tem a coragem que é o resultado disso.

Eles nunca perderam a esperança, apesar da decepção, aspirações não realizadas, fraqueza física, crescente solidão.

O homem piedoso fica temperado como o aço.  Seu corpo é mais fraco, seu espírito é mais forte, ele pode suportar até o fim. Estes fazem a glória do evangelho brilhar.

CONCLUSÃO:Deus espera nossa maturidade, para então cumprir mais precisamente sua vontade.

A Escritura diz que Moisés era um homem feito (Ex 12.11). Hebreus 11.24; diz: “Pela fé Moisés, já adulto, recusou ser chamado filho da filha do faraó”; ou seja maduro, com 40 anos.

Moisés tinha 80 anos quando Deus o chamou para livrar e guiar Israel para fora do Egito, para a terra da promessa. Sua idade avançada nunca o atrapalhou a liderar o povo.

Abraão foi chamado com 75 anos, e se tornou o pai da fé com 100 anos, quando teve Isaque seu filho. Calebe conquistou sua herança com 85 anos.

Deus espera os homens amadurecer. Davi foi ungido rei na adolescência; reinou sobre Judá com 30 anos, mas somente com 37 anos reinou sobre todo Israel e reinou 40 anos.

Na idade de 83 anos – depois de ter viajado cerca de 250.000 milhas a cavalo, e pregado mais de 40.000 sermões e produzido cerca de 200 livros e panfletos – John Wesley lamentou que ele era incapaz de ler e escrever por mais de 15 horas por dia, pois seus olhos estavam ficando cansado demais para trabalhar.

Após seu aniversário de 86 anos, ele admitiu que nunca ficou na cama depois das 5:30 da manhã, pois precisava aproveitar o tempo para orar e servir a causa do reino.

Na idade mais plena da vida muitos homens estão se aposentando só no Brasil são mais de 50 milhões.

Na hora em que deveriam usar a experiencia e a sabedoria para treinar outros, eles estão saindo de cena. A desocupação não é o propósito do evangelho para a velhice. Deus precisa dos homens mais velhos, para moldar os crentes mais novos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*